Vi uma matéria muito interessante no site Beleza na Web onde a perfumista sênior Mônica Rossetto fala sobre 9 dúvidas comuns sobre perfumes.
1 - Posso passar perfume no corpo todo?
Vai depender da concentração de essência do perfume escolhido. Uma eau de toalete ou deo-cologne tem de 7% a 15% de essência, o que é bem razoável; nesse caso, basta aplicar na nuca, no colo ou nas dobras dos braços para ter a dose exata de fragrância. Se você gosta de “tomar banho de perfume”, opte por um splash colônia e aí, sim, aplique no corpo todo. A concentração de essência é mais baixa (em torno de 3%) e o risco de overdose é zero.
2 - Se passar perfume de manhã, vai durar o dia todo?
Perfumes frescos e cítricos não duram o dia todo. Como são elaborados com óleos essenciais de frutas cítricas, ervas aromáticas como alecrim e lavanda, oferecem extremo frescor e repousam sobre a pele como um véu de organza. Por isso mesmo, duram menos. Nesse caso, carregue um frasco apropriado para bolsa e reaplique depois de cinco horas. Fragrâncias mais duradoras combinam flores variadas com musk, ou flores mescladas com frutas e caramelo, ou madeiras e resinas. Busque opções dentro das famílias Chypres, Orientais ou Amadeiradas que por suas caraterísticas oferecem fragrâncias mais substantivas e de longa duração.
3 - A pele seca precisa de uma aplicação de fragrância mais generosa?
A pele seca é mais sensível e precisa de uma boa hidratação, em primeiro lugar. Lembre-se de que as colônias são feitas com essência, água e álcool etílico e esse último desidrata a pele.
4 - É verdade que o olfato não é tão sensível no inverno como no verão?
A percepção olfativa varia em função da temperatura, umidade e altitude. Em temperaturas baixas e altitudes elevadas a percepção olfativa é diminuída, sim.
5 - É verdade que as fragrâncias reagem de forma diferente em loiras, morenas e ruivas?
O perfume se desenvolve de forma única na pele de cada pessoa. Variantes como: raça, idade, sexo, tipo de dieta, diabetes, alcoolismo, alguns antibióticos e certos hormônios podem alterar o odor da transpiração, atribuindo ao cheiro características peculiares e até desagradáveis.
6 - A transpiração afeta a fragrância?
O suor é inodoro, mas pode sofrer decomposição pela ação dos micróbios que sim, alteraram seu odor. Se isso acontecer, vai afetar a percepção da fragrância. No verão, eleja um bom desodorante para ser seu aliado.
7 - Um perfume pode ser mantido no frasco por tempo indefinido?
O perfume se oxida com o tempo, por isso sua validade é de, em média, três anos - se for mantido ao abrigo da luz e do calor.
8 - Uma amiga põe o perfume na geladeira para ficar mais refrescante. Funciona mesmo?
O líquido ficará mais frio e, quando você aplicar, vai sentir esse frescor na pele - mas olfativamente a fragrância não se altera. Mas é verdade, sim, que manter o frasco sob refrigeração vai aumenta o tempo de vida útil do seu perfume.
9 - A alimentação pode afetar o cheiro e a duração da fragrância na pele?
É uma questão de metabolismo, mas se você comer sempre muito alho, por exemplo, sua transpiração vai remeter a isso e, consequentemente, o cheiro da sua pele. “Os indianos comem muitos condimentos e a pele cheira um pouco a curry; os chineses comem muuuuuito alho e cheiram .... alho; bebês tomam leite a alimentos lácteos e cheiram ''queijinho"”, exemplifica Mônica. Isso pode alterar o aroma na sua pele.
Tem mais sobre perfume aqui no blog:
- Classificação dos Perfumes de Acordo com a Concentração de Essências
Beijos
0 comentários:
Postar um comentário